O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

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quarta-feira, 23 de outubro de 2013

CANTINFLAS - COLEÇÃO








































































































































MÁRIO MORENO CANTINFLAS (Cidade do México, 12 de agosto de 1911 — Cidade do México, 20 de abril de 1993)

Comediante mexicano nascido na Cidade do México, que graças à verborragia disparatada e à divertida gesticulação, tornou-se o comediante mais popular da América espanhola em meados do século XX. A penúria pela qual passava a família levou-o a suspender os estudos e tornar-se artista ambulante, fazendo sucesso ao dançar e cantar melodias populares de um jeito gaiato, que alternava com discursos galhofeiros. Entrou para o cinema em La mujer del puerto (1933) e aos poucos ganhou outras oportunidades até estrelar Así es mi tierra (1937). Sua fama e popularidade subiram vertiginosamente pela sua interpretação do pelado, o mexicano humilde, com grande dose de ingenuidade, ternura, picardia e sabedoria popular. Criou sua própria produtora, a Rosa Filmes (1940) e o primeiro longa-metragem da produtora foi Ni sangre ni arena (1941), seguido de outros, dirigidos na maior parte por Miguel Delgado, como El gendarme desconocido (1941), Los tres mosqueteros (1942) e El bombero atómico (1950). Após filmar em Hollywood Around the World in Eighty Days (1956), inspirado no romance de Júlio Verne, e Pepe (1960), voltou a seu país, onde continuou a interpretar seu tipo em filmes como El padrecito (1964), El profe (1970) e El basurero (1981), seu último filme antes de morrer em sua cidade natal.




Coleção com 32 filmes, alguns dublados, outros legendados, outros sem legendas ou dublagem.





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